18 Passos para construir um Parque de Freeride com
Saltos de Terra
A evolução da bicicleta de montanha, levou-nos para
além do desenvolvimento das técnicas e manobras de
bicicleta ao surgimento de saltos de terra e parques
de bicicletas. Aqui encontram-se 18 novas ideias
para te ajudar a desenhar e construir um Parque de
Bicicletas que seja divertido, duradouro e seguro.
O ponto fulcral está em construir não só um parque
com saltos de terra mas também uma área de Freeride,
onde possa existir uma combinação entre os saltos de
terra e obstáculos de freeride proporcionando um
desafio a todos os utilizadores, concentrando assim
os utilizadores de bicicletas.
Se o volume de informação que se segue te parece aliciante, não te esqueças que construir um parque de bicicletas é uma carga de trabalhos, tens que planear tudo muito bem de raiz, caso contrário passarás o tempo todo a fazer correcções e manutenção, constrói correctamente e andarás lá sempre.
1. Solicita autorização e faz um protocolo com a entidade responsável pelos terrenos.
Pede sempre autorização ao proprietário do terreno,
antes de iniciares a construção dos saltos e
obstáculos. A maioria dos saltos construídos sem
autorizaçao, são rapidamente destruídos por
máquinas, e pode vir a por em risco a construção de
futuros projectos. Constituir uma sociedade ou
parceria com o proprietário do terreno originará uma
situação estável onde todos ganharão. A melhor forma
de obter um parque de bicicletas é construir um
projecto com a discriminação pormenorizada dos
obstáculos e saltos que se pretende construir no
local o mais perfeito possível. Poder ver em
Trail Solutions.
2. Procura Formar uma Equipa de Construção Sólida.
Entra em contacto com todos os pilotos que tu
conheças e forma um grupo de trabalho. Procura a
opinião de outros e a aprovação de entidades
experientes na construção de parques de bicicletas,
pesquisa exemplos e formas de construção segundo o
manual da IMBA, entre outras entidades cuja a
experiência é notória na construção de diversos
parques de bicicletas envolvendo uma série de gente
onde dará prestigio e durabilidade ao projecto. Um
dos melhores parques de bicicletas surgiu da união
de uma série de ideias. Não te esqueças de incluir
as crianças e os pilotos de BMX!
3. Escolhe um Local.
Escolher e obter um local ideal para a construção
dos saltos, por vezes é o passo mais difícil.
Deveremos ter em conta a sua localização, pois a
permanência dos saltos dependerá no local onde serão
construídos, deverá ser num local central, com
ligação a outros trilhos, onde deverá ter árvores
que nos oferecerá sombra e protecção solar e
interesse no aproveitamento de matéria-prima, tem
que ter uma boa drenagem incluindo um ponto de
abastecimento de água.
4. Garante um Acesso Permanente a Água.
Para efectuares uma manutenção dos saltos é
indispensável um ponto de abastecimento de água ou
mesmo armazenamento.
O melhor cenário é fazer um furo subterrâneo com uma
bomba de extracção de água estrategicamente
localizada.
Não subestimes este elemento, pois é fundamental
para a conservação dos saltos de terra, para
trabalhar os saltos deverá haver água em grande
quantidade e caso não aja as torna-se difícil
efectuar a sua manutenção, isto leva a que as
pessoas o interesse pelo local e afastam-se.
5. Desenvolve um Plano de Manutenção.
A elaboração e implementação de um delicado plano de
manutenção é a melhor forma de assegurar a segurança
e manutenção dos saltos. No mínimo o teu plano deve
incluir uma zona de acesso a veículos de emergência,
placar de informação com regras de utilização,
sinalização e indicações de acesso a viaturas, caso
seja possível delimitar as zonas de utilização, a
descrição do plano de inspecção e manutenção deve
estar bem visível de forma a verem as intervenções
que se estão a efectuar.
Vai até "Freeriding and Risk Management: 15 Steps to Success".
Vai até "Freeriding and Risk Management: 15 Steps to Success".
6. Desenvolve um Sistema de Sinalização.
É importante desenvolver um sistema de sinalização
compreensível para o parque de bicicletas. Os sinais
devem ser colocados á entrada de cada variante de
acordo com o nível de dificuldade bem como à entrada
do parque de bicicletas. A sinalização deve
descrever correctamente a linha de saltos, regras
elementares, avisos de risco do género “O Uso das
pista está á tua responsabilidade”, contactos de
emergência, etc.
Aqui está uma lista de algumas empresas de sinalização.
Aqui está uma lista de algumas empresas de sinalização.
7. Aquisição de seguro.
A maioria dos parques de bicicletas requerem um
seguro, de forma estarem precavidos de uma
reclamação devido a uma queda ou mesmo de um
acidente derivado de uma má construção. Á semelhança
dos Skates parques já existem alguns parques de
bicicletas com seguro de responsabilidade civil.
Vai até "IMBA-affiliated club insurance".
Vai até "IMBA-affiliated club insurance".
8. Desenvolvimento de um Programa de Inspecção e Manutenção.
Saltos requerem uma manutenção contínua. Deves estar
preparado para inspeccionar e manter um parque de
bicicletas antes de iniciares a sua construção.
Inevitavelmente, os estragos ocorrem das pessoas que
andam quando os saltos se encontram ainda molhados,
aterragens mal feitas, travagens, etc...
É importante desenvolver dentro dos utentes uma
mentalidade que os encoraje e os leve a preservar e
efectuarem pequenas intervenções que evitem a
degradação mais rápida dos saltos. Limpem as ervas e
mantenham sempre o parque limpo, coloquem
contentores e sacos para o lixos, removendo-os com
regularidade.
9. Desenha os saltos.
Desenhar um parque com um bom fluir requer
competência, visão e criatividade. Assegura-te que
contactas pilotos experientes. Planeia um parque
seguro e previsível mas que ainda dê alguma emoção e
desafio. O Parque pode incluir todos os tipos de
saltos, incluindo table-tops, gaps, step-ups,
step-downs. O objectivo é que os obstáculos estejam
seguidos para que o piloto passe de um salto para
outro imediatamente. Idealmente o piloto não tem que
travar entre os saltos.
É necessário permitir muito espaço de terreno limpo
e suave para os lados dos saltos para as aterragens
para quando se falha uma aterragem. Incluir um
corredor para que os pilotos possam voltar ao início
sem passar demasiado perto dos saltos.
Quando decidires todas estas questões tens que fazer
uma planta que tenha toda a propriedade com todos os
obstáculos, incluindo dimensões, elevações e
drenagem. O plano tem que estar aprovado antes de
começar a construção.
10. Inclui saltos para todos.
É importante construir linhas de saltos que ofereçam
uma grande variedade de desafios desde pequenas
lombas até grandes saltos. A diversidade de linhas
vai permitir aos pilotos evoluir nas suas
capacidades gradualmente e vai criar um parque que é
divertido para todos. Tipicamente as linhas de salto
estão alinhadas lado a lado aumentando a dificuldade
começando num ponto comum e indo todas na mesma
direcção.
A oferta de aulas técnicas para ensinar a saltar e
uso responsável dos saltos. “Saltar é tudo acerca da
progressão” diz-nos o piloto profissional e
construtor de saltos Jay Hoots. “Melhorar aptidões e
subir para o próximo nível é que mantém todos os
pilotos motivados”.
11. Mesas ou duplos?
Mesas são saltos que tem um topo plano que permite
ao piloto passar por cima do salto sem ter que se
elevar no ar. Duplos, que também podem ser chamados
gaps, utilizam uma rampa de descolagem e outra de
aterragem sem nada pelo meio.
Os pilotos têm que se lançar da descolagem para chegarem à aterragem. As mesas são essenciais para os principiantes e praticantes de nível baixo e intermédio. Porque não há um fosso para ultrapassar, as mesas são menos arriscadas que os duplos. Mas pilotos de alto nível procuram com frequência o desafio dos duplos e as mesas necessitam de muito mais terra que os duplos.
Saltos de meia mesa ou saltos de camelo, são uma mistura destes estilos. Eles não têm um topo plano mas um piloto pode passar por cima deles se desejarem. Não interessa qual o estilo que escolhas, constrói as tuas linhas de um modo consistente. Se uma linha de saltos é de mesas, então todos os saltos tem que ser de mesas. Não surpreendas os pilotos com um duplo no meio de saltos que podemos passar por cima.
12. Medidas e Geometria
A altura dos saltos para principiantes deve ser de
0,6 metros a 0,90 metros para aumentar a
dificuldade adiciona 0,3 metros a 0,6 metros.
O comprimento do salto de ser de 1,2 metros a 2,1
metros do topo do salto até a aterragem para os
saltos de iniciados. O comprimento dos saltos deve
ser proporcional à altura dos saltos e a sua
inclinação para que os pilotos acertem na aterragem.
Um salto com 1,5 metros de altura ou maior
deve ter uma aterragem ainda mais ampla para
permitir uma má aterragem em segurança.
A distância entre a aterragem de um salto e a descolagem de outro deve ter cerca de 6,5 metros a 8 metros. O ângulo de descolagem e aterragem em saltos de iniciados não precisa de ser curvo ou a atirar para cima. As linhas mais difíceis podem ter saltos a atirar para cima com rampas que elevem os pilotos com suavidade para o ar.
13. Desenvolve um plano de construção.
Chega a um acordo de como os saltos vão ser
construídos e durante quanto tempo vai demorar a sua
construção, quanto vai custar e quem vai fornecer o
dinheiro, a terra, o equipamento e o trabalho. Ao
fazer um bom planeamento vai evitar crises quando a
construção estiver em curso.
14. Utiliza terra de qualidade.
O melhor solo para a superfície de saltos deve ser
peneirado com um alto teor de barro. O solo
peneirado é ideal porque fica compactado e é fácil
de moldar. Torrões que são difíceis de quebrar
indicam demasiado teor de barro. Dependendo da
quantidade de chuva na tua área, as fundações dos
saltos terão que ser construídas com solos mais
porosos, como gravilha ou areia. A terra de melhor
qualidade deve ser reservada para as descolagens e
aterragens. Se usares terra do local ou terra de
baixa qualidade podes ter de usar uma peneira
mecânica para retirar as pedras.
15. Nivelar o local para a drenagem.
Visita o local durante um dia de muita chuva para
saberes onde se vai escorrer e acumular a água. “A
drenagem é tudo!” diz-nos Jay Hoots. “Se possível, o
local deverá ter uma suave inclinação perpendicular
`linha de saltos para assegurar uma drenagem
correcta”.
Baixios que retenham as águas têm que ser preenchidos, especialmente se estiverem entre os saltos. Um parque de saltos bem drenado deve estar pronto a ser usado após chover e requer menos manutenção. Nunca usar saltos enlameados e coloca sinais a avisar que os saltos não devem ser usados enquanto não estiverem secos.
16. Construir e compactar os saltos (finalmente!)
A utilização de máquinas para movimentar terra e
construir saltos é uma grande poupança de tempo.
Quer estejas a construir com máquinas ou à mão os
passos são os mesmos:
1 – Forma saltos em bruto a faltar cerca de 2
palmos de terra, depois vai aplicando o resto até à
forma final.
2 – Usa um ancinho para remover as pedras e
desfazer os torrões.
3 – Molha ligeiramente a superfície, apenas o
suficiente poderes trabalhar a terra sem que escorra
água e forme lama.
4 – Usa mais uma vez o ancinho para a forma final
ao salto e começa a compactar o salto.
5 – Quando o salto já não estiver peganhento usa
ferramentas e passagens de bicicletas para compactar
a superfície. As arestas e aterragens tem que estar
suaves e consistentes, portanto leva o seu tempo a
compactar cada superfície convenientemente.
17. Encoraja o envolvimento de todos.
Envolver os pilotos desde o início vai facilitar a
manutenção. “ Se queres saltar tens que cavar!”.
Porque os saltos demoram tanto tempo a fazer e são
tão frágeis, os pilotos têm que passar a mensagem.
Segundo Timo Pritzel “A chave de um bom local de
saltos é um grupo unido de amigos que está motivado
para construir”.
18. Aprende com o BMX e Skate.
Em complemento a estas dicas considera os conselhos oferecidos por organizações de BMX e Skate. Estas constroem parques desde os anos 70. A American Bicycle Association oferece bons conselhos no seu livro “BMX Track Operator Kit" e o Skaters for Public Skateparks também tem boas dicas.Fonte original:http://www.cpfreeride.com/opt_TRILHOS_MakingOf.htm
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