quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pequenas coisas para mudar o mundo!

Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta para nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos e responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos.
Por acaso você reclama do trânsito ruim, mas pára em fila dupla, trafega no acostamento e conversa ao celular enquanto dirige atrapalhando cada vez mais o trânsito?
Por acaso você reclama dos políticos corruptos, mas faz gato de energia, TV a cabo ou telefone e compra CD e DVD pirata?
Por acaso você reclama que as pessoas andam estressadas, mas é incapaz de dar um bom dia, um sorriso para seus colegas de trabalho e vizinhos?
Então mude suas atitudes! Segue pequenas ações individuais que são a maior força transformadora que se conhece:

Sorria sempre. É um jeito de receber bem as pessoas e ser bem recebido. Basta ser cordial. E se lembre sempre das palavras mágicas: obrigado, por favor...

Não julgue nada nem ninguém (vale para você também). Diante de uma situação desagradável, não acuse nem se mortifique. Apenas registre suas sensações. Esse exercício aumenta o grau de tolerância às imperfeições.

Mesmo depois de um longo dia de trabalho, passe um tempo com seus familiares. Ouça suas histórias.

Não faça nada com ninguém que você não gostaria que fizesse com você.

bons exemplos para seus filhos (crianças em geral). Os exemplos assistidos irão moldar o caráter deles.

Expresse gratidão a quem lhe ensina - seja um professor ou um amigo. Dê flores, um abraço ou se isso fizer sentido pra você, ofereça uma oração.

Pare o carro para deixar uma pessoa atravessar, mesmo que ela não esteja na faixa de pedestres. O mesmo vale para aquela pessoa que quer estacionar ou saindo da vaga do estacionamento.

Perdoe uma mágoa do passado. É muita gentileza dar uma segunda chance a alguém que pisou na bola.

Dê passagem: na rua, no elevador, no banco, no trânsito. Sempre que puder, ceda sua vez.

Seja correto. Passar alguém ou alguma empresa para trás achando que está levando vantagem é uma perda de tempo e de energia. Isto tudo retorna um dia pra você, com certeza.

Achou algo que não lhe pertence? Devolva ou doe para alguém.

Sempre agradeça os favores que lhe fazem e as coisas bacanas que lhe oferecem. Reconhecer a cortesia alheia é um modo de ser gentil.

Se você tem filhos, valorize as coisas boas que eles trouxeram para sua vida. Diga isso a eles, mesmo que ainda sejam pequenininhos. faça isso também com os seus pais.

Surpreenda uma pessoa do seu convívio dando a ela algo que você adoraria receber. Pode ser um elogio, um abraço ou apenas ouvidos. E isso num dia qualquer, sem motivo especial.


E lembre-se que tudo que você faz e deseja para as outras pessoas, retorna sempre para você. Gentileza gera gentileza. Gratidão gera gratidão. Respeito gera respeito. Faça o bem e receba sempre o melhor.

Pense e reflita: Que exemplos você dá ás crianças que vivem ao seu redor, seus amigos e familiares? Você vai deixar crianças melhores para nosso planeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário